domingo, 24 de março de 2013

ESTÁGIO no decorrer do Curso de Direito: razões para fazer

Olá amigos! Hoje decidi abordar um assunto que considero de extrema importância para os acadêmicos de Direito, qual seja, a realização de ESTÁGIO no decorrer do Curso, sempre que isto for possível.
Embora o estágio exigido e ofertado pelas faculdades de Direito seja obrigatório apenas nos dois últimos anos do curso, sempre orientei meus alunos a, havendo possibilidade, iniciarem esta prática profissional o quanto antes, pois acredito que esta experiência torna mais claro o aprendizado, facilita o entendimento e proporciona uma melhor assimilação das informações obtidas em sala de aula, além de enriquecer o vocabulário, ampliar o conhecimento e o entrosamento com o meio jurídico. Penso, que qualquer experiência que permita ao aluno manter contato com o mecanismo processual é válida e, no âmbito jurídico, há uma vastidão de oportunidades, sendo fácil adequá-las à realidade de cada pessoa.
Para aqueles que dispõem de tempo e não necessitam da remuneração, há uma gama de estágios não remunerados, alguns com flexibilidade de horário, outros não. É possível, por exemplo, oferecer-se como colaborador por uma ou duas vezes na semana apenas, em uma jornada de meio período. Escritórios de advocacia, Defensoria Pública, Juizados Especiais e Juntas de Conciliação são exemplos de locais que admitem estagiários voluntários. No caso dos estudantes com este perfil, recomendo, inclusive, que o aluno procure fazer um rodízio, não se acomodando por muito tempo em um mesmo estágio. Isto lhe permitirá conhecer o Direito sob diversos prismas.
Para os que necessitam, no entanto, da remuneração existem também bons estágios no mercado. A maioria oferece bolsa com auxílios que variam entre meio e um salário mínimo aproximadamente. Outros fornecem ainda auxílio alimentação e vale transporte. Alguns, mais concorridos, chegam a oferecer salário em torno de mil reais. A forma de ingresso pode se dar através de processo seletivo do próprio local, mediante análise de notas ou de currículo, o que mais uma vez demonstra a importância da experiência profissional na área.
Antes de pleitear determinada vaga de estágio é importante que o estudante conheça que tipo de aprendizado ele será capaz de lhe acrescentar.
Escritórios de advocacia com razoável demanda, proporcionam amplo aprendizado, permitindo ao estudante frequentar o ambiente forense, assistir audiências e participar da elaboração de peças processuais diversas, das mais simples às mais complexas.
O estágio realizado em Secretarias e Juntas de Conciliação requer maior interesse e dedicação por parte do estudante, que deverá procurar manusear o processo, lendo as peças e acompanhando a sequência de atos processuais praticados a fim de enriquecer seu conhecimento.
Os estágios de gabinete, auxiliando juízes, promotores de justiça e procuradores na prolação de despachos, sentenças e pareceres e também bastante enriquecedor. Requer dedicação, estudo e concentração e, em contrapartida, fornece ao estudante aprofundado conhecimento.
Também é importante, como dito em linhas anteriores que, havendo disponibilidade, procure o aluno diversificar sua atuação como estagiário, procurando manter contato, ao menos, com a prática cível, criminal e trabalhista ao longo do curso. Digo “ao menos”, porque o Direito é muito amplo, havendo ainda possibilidade de atuação na esfera Federal, previdenciária, tributária, consumidor, ambiental, eleitoral, dentre outras.
O importante é ter em mente que o contato com a prática, por menor que seja, traz inúmeros benefícios ao aprendizado. Abre a mente, amplia contatos e viabiliza futuras oportunidades de estágio e trabalho.
Por tudo isto, este é o meu conselho a você acadêmico do curso de Direito: se tiver a oportunidade, não deixe de iniciar um estágio o quanto antes. Tenha certeza que o reflexo em sua vida, carreira e futuro profissional será muito positivo!
Um grande abraço,
Fiquem com Deus!
Prof. Olívia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário