Apresentação


Desde que comecei a lecionar no curso de Direito, em 2001, costumo ouvir dos meus alunos um mesmo comentário: “Do jeito que você explica, professora, fica fácil entender”.
Durante estes mais de 10 anos de magistério jurídico, tive o prazer de lecionar em várias Instituições de Ensino e Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, onde pude conhecer inúmeras pessoas e vivenciar suas dificuldades e anseios. Pude notar que, em sua maioria, os estudantes de Direito enfrentam problemas no aprendizado pelos quais também fui atingida.
Quando cursei o Direito tive, em vários momentos, dificuldade de entender a linguagem técnica, de absorver as informações repassadas pelos professores e, principalmente, de fazer a correta interpretação do texto legal e associá-lo ao que fora visto nas aulas.
Somente ao longo dos anos, após lidas e relidas da legislação e de diversas obras jurídicas, associada à intensa prática profissional, é que tudo foi se tornando mais claro, mais nítido, mais coerente, mais perceptível.
Mas isso levou muito tempo... dedicação... esforço... Tempo, que o cotidiano de muitos infelizmente não é capaz de oferecer. Dedicação e esforço, que muitas vezes não são suficientes para quem possui maior grau de dificuldade para assimilar e correlacionar às informações obtidas.
Por tudo isso, sempre optei, no desempenho do meu trabalho, por repassar o conhecimento aos meus alunos da forma mais natural, simples e clara possível. Parto do pressuposto que aquele que não entendeu o básico terá dificuldade para fazer um adequado aprofundamento e aperfeiçoamento do estudo. Creio que é importante permitir ao aluno que entenda corretamente a informação de base que lhe está sendo repassada, pois só assim será capaz de buscar, sozinho, o necessário estudo complementar.
Infelizmente não é o que costuma ocorrer, como tenho visto na prática em longos anos de profissão. Percebo que a grande maioria dos alunos prefere calar-se a indagar. Ficam acanhados por não saber. Sentem-se na obrigação de conhecer os termos jurídicos pelo simples fato de estarem cursando o Direito. Têm receio de perguntar e se sentirem constrangidos ou enfrentarem alguma situação vexatória, como se a grande maioria dos que estão ao seu lado não desconhecessem, igualmente, a mesma informação. E assim atravessam o curso e seguem profissionalmente, carregando na bagagem uma série de perguntas não respondidas, de questionamentos não esclarecidos que poderiam ter sido repassados de maneira mais clara, sólida o suficiente para lhes formar o necessário alicerce.
Ainda hoje tenho o prazer de ser surpreendida nos corredores do Fórum, Secretarias e outro locais públicos por ex-alunos, hoje colegas advogados, que me procuram buscando algum esclarecimento sobre o que fazer ou como proceder diante de determinada situação jurídica, sendo imensa a minha satisfação em poder auxiliar.
Por tudo isto resolvi criar este blog para, despretensiosamente, partilhar experiências, conhecimento e informações jurídicas com aqueles que gostam deste jeito simples de ensinar e aprender. Não é meu intuito criar um blog com a mesma técnica, rigor e aprofundamento jurídico de renomados blogs destinados a concurseiros. Busco apenas poder ser útil a quem puder interessar. Estarei feliz apenas por poder contribuir de alguma forma para a complementação do conhecimento de alguém.
Comentários, sugestões e críticas construtivas são e serão sempre bem vindas.
Espero que gostem!
Um grande abraço a todos!
Com carinho,
Professora Olívia


17 comentários:

  1. Olívia,

    Parabéns pelo blog, espero que continue sempre nos auxilando dentro e fora de sala de aula.


    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e obrigado pela contribuição. Excelente!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente seu blog me ajudou muito na segunda fase do XV exame de ordem.

    Alex
    Curitiba

    ResponderExcluir
  4. Excelente Trabalho, Professora !!!
    Obrigada pelas explicações !!!
    Ana Gonzaga
    São Paulo - FIEO

    ResponderExcluir
  5. O site me ajudou muito, e indiquei para vários amigos que adoraram. acho que o blog tem que crescer, pois as informações nele são de muita confiabilidade.

    ResponderExcluir
  6. Cheguei à este blog através de pesquisa no google, sobre sucessões. Achei excelente. Muito objetivo, sem perder a profundidade nas explicações. Parabéns Professora Olívia.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde professora.
    Gostaria de saber o que significa Processamento 24.
    Grata Janete.

    ResponderExcluir
  8. Olá Janete! Infelizmente não sei te dizer. Ao que parece é algum código usado pela secretaria para designar algum ato interno.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem Professora!
    Gostei de visitar seu blog! Realmente instrutivo! Sorte daqueles que o puderam ler antes de enfrentarem um exame.
    Parabéns! Visitá-lo-ei sempre que tiver um tempo; ou quem sabe, necessitando de algum informe...

    ResponderExcluir
  10. O seu blog traz um incentivo a mais para estudarmos, professora Olívia. Sou engenheira e comecei a estudar Direito com o intuito de ingressar na carreira pública. Seus ensinamentos "simples", tão ricos, têm tornado o estudo mais prazeroso e interessante. Admiro muito sua organização e bagagem de conhecimentos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mariana, fico muito feliz que tenha gostado e espero que lhe seja útil! Seja bem vinda ao Direito, grande abraço!

      Excluir
  11. Sou, Marcelo Guilherme, de Mossoró/RN.
    Professora, excelente trabalho! Inclusive, usei este como citação em um trabalho meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra a minha Marcelo, muito obrigada! Sucesso em sua trajetória!!

      Excluir
  12. Bom dia professora!
    Parabéns pelo blog muito bom.
    Valodia Langa

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada Valodia, seja bem vinda!

    ResponderExcluir